A importância de um plano de contas gerencial para sua empresa

Não importa o tamanho da sua empresa você precisa de um Plano de Contas. Explico:

Se você quer ter uma visão sobre os gastos da empresa, quanto paga de impostos e principalmente se o resultado é lucro ou prejuízo, você precisa estruturar a empresa em um Plano de Contas.

Não, não estou falando de um plano de contas contábil, isso é com o seu contador que deve estruturar de forma a nortear os registros das operações da empresa de acordo com as normas e procedimentos regulamentados. Isso você deve acompanhar, mas é o escritório de contabilidade que você contratou quem deve cuidar dessa parte, eu me refiro a um Plano de Contas Gerencial, esse tem a sua mão e é você quem deve criar.

Para que serve?
O plano de contas gerencial serve para você categorizar as suas contas e controlar separadamente os tipos de gastos da empresa. Por exemplo, gastos com água, luz, telefone é um tipo de conta de despesa, já os gastos com financiamento, impostos, fornecedores, parcela de compra de equipamento é outro tipo de conta de despesa.

Ele tem o nome de gerencial porque é você quem vai cria-lo de acordo com a necessidade de visão de gestor que precisa ter.

Um dos erros que cometem os pequenos empresários é enquadrar essas despesas tudo como uma coisa só, e não é.

Exemplo de como montar um plano de contas
Vamos a um exemplo de como categorizar suas despesas em um plano de contas gerencial. Considere 10 despesas relacionadas abaixo:

  • Água, luz, telefone, fornecedor, parcela de financiamento, imposto DAS, Imposto REFIS, parcela de compra de equipamento, aplicação financeira.

Essas 10 despesas podem ser enquadradas em apenas 4 categorias diferentes.

Despesa Operacional – basicamente é tudo que eu gasto para a empresa operar suas entregas, e atender os clientes, geralmente são gastos estruturais e que podem aumentar se houver aumento de clientes.

Água, Luz, Telefone, Fornecedor de insumo

Despesa Não Operacional gastos assumidos independente de clientes para atender.

Parcela de Financiamento

Impostos são os tributos que pagamos para o governo

DAS
REFIS

Investimentos apesar de ser um “gasto” é algo que irá retornar para o bem da empresa, então consideramos um investimento.

Compra de equipamento
Aplicação financeira

No começo você pode não estar acostumado a pensar de forma categorizada, mas é uma questão de tempo e você enxergará essas diferenças automaticamente.

E por que é importante um plano de Contas Gerencial?
Pode parecer complexo e sem necessidade num primeiro momento, afinal você é pequeno, porém se as contas estiverem estruturadas em categorias será possível obter uma das ferramentas primordiais para a vida de um empresário que chama DRE- Demonstrativo de Resultado.

Demonstrativo de Resultado
É um relatório que consolida todas as receitas e todas as despesas por categoria e apura o resultado, ou seja, se o resultado dessa conta é positivo (lucro) ou negativo (prejuízo).

Qual é o empresário que não quer ter a visão no final do mês a empresa deu lucro ou prejuízo?

Conclusão
Portanto, seja você um pequeno empresário, que atua sem funcionário ou uma empresa de porte médio ou grande, é absolutamente necessário a implantação de um plano de contas gerencial para a sua empresa e assim poder apurar de fato o resultado do seu negócio.

E não vale dizer que você resolve isso na sua empresa montando uma planilha, soma as receitas e subtrai as despesas que já está apurado o resultado, esse não é o mais indicado a fazer. E isso pode te levar a interpretação equivocada do resultado, você pode estar vendo lucro e na verdade pode estar operando no prejuízo. Ao longo do tempo o negócio pode se tornar inviável.

Se você não sabe estruturar um plano de contas, fale com a gente, estamos aqui para ajudar.

Equipe Systamos

1 comentário em “A importância de um plano de contas gerencial para sua empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *