Quem nunca perdeu tempo em localizar um trecho num vídeo?

Quem trabalha com vídeos, quer seja consumindo, produzindo, gravando ou editando, vai ficar impressionado com essa ferramenta.  O lançamento aconteceu em Maio, e somente esta semana consegui dar atenção a esse assunto que já estava na minha lista.

Trata-se de uma plataforma de indexação de vídeo cognitivo capaz de processar todo o conteúdo, identificar rostos, vozes, emoções, imagens em movimento e gerar um índice.

Com essa funcionalidade você consegue informações detalhadas do vídeo como por exemplo:

  • Extração de palavras-chave para uma busca rápida e eficiente direto ao ponto
  • Gera a transcrição automática do texto
  • Detecta partes do vídeo criando faixas de assunto
  • Identifica rostos dos participantes e analisa sentimento classificando como reação natural, positiva ou negativa.
  • Classifica atividade de voz e imagens em movimento

video indexer, indezação de vídeo, ablesystem

Na imagem acima é possível que no vídeo tem 6 participantes, as palavras- chave estão em destaque, o depoimento da Julie representa 9% de participação do vídeo. No decorrer fala dos demais participantes ele registra 20% de comportamento neutro, 18% negativo (quando as pessoas mudam entonação de voz, baixam a cabeça) e 62% considerado comportamento positivo (sorriso no rosto e entusiasmo ao falar) achei bem curiosa essa avaliação.

Eu achei bárbaro conseguir eficiência para obter conteúdo relevante dentro do vídeo sem perda de tempo.

É tudo o que precisamos nesses tempos em que somos bombardeados diariamente por um volume muito grande de informações e que definitivamente o vídeo chegou para ficar.

Eu testei o recurso com 2 vídeos distintos, o primeiro com 4 minutos de duração, é de boa qualidade gravado em ambiente fechado, uma entrevista com dois interlocutores, funcionou bem quando abri o vídeo na plataforma, ele transcreveu o texto, capturou e classificou a emoção.

O segundo vídeo eu utilizei uma apresentação do TED com 18 minutos de duração, embora tenha transcrito o texto, capturado momentos e definido palavras-chave, achei que alguns pontos importantes do vídeo não foram capturados corretamente, também não identificou o rosto do palestrante, problema que pode ser minimizado com a edição e correção de ajustes finos na indexação.

Fiquei encantada com esse recurso e pensando aqui com meus botões, onde essa tecnologia pode ser útil, listo alguns benefícios imaginados, fique à vontade se quiser incrementar essa lista.

  • Localizar rapidamente o trecho do vídeo que importa para sua pesquisa
  • Para as marcas saberem o que está nos vídeos que patrocinam
  • Proporcionar um novo padrão de comportamento para gravação de vídeo
  • Verificar o nível de engajamento dos participantes, se você filmar o público de um evento, uma palestra ou um treinamento poderá verificando o resultado da indexação do vídeo.
  • Análises extras, como o desenvolvimento de reconhecimento de imagens, podem atrair desenvolvedores de Web.

Se você quer tirar suas próprias conclusões, conheça o Video Indexer, teste a plataforma subindo um vídeo e faça seus testes, por enquanto é gratuito.

Há muita coisa para aperfeiçoar ainda, os próprios integrantes do time de desenvolvedores admitem isso, mas só de saber que está havendo investimento pesado nesse tipo de recurso, já nos mostra a forte tendência de como os vídeos terão cada vez mais papel protagonista nas mídias sociais.

 

Forte Abraço

Sandra Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *