A importância de um profissional de UX no desenvolvimento de um sistema.

A Ablesystem atua nesse mercado há 18 anos e sabe da importância de ter um profissional de UX em seus projetos.

O que é isso?
O termo UX vem do Inglês “user experience”, envolve os sentimentos de uma pessoa em relação à utilização de um sistema. A experiência do usuário destaca os aspectos afetivos, experienciais, significativos e valiosos de interação humano-computador.

Quem nunca ficou enfurecido ao utilizar um sistema que não é intuitivo e nem um pouco amigável, eu já cheguei a ter vontade de jogar o laptop pela janela.

A preocupação do profissional de UX é entender o usuário e o problema que precisa resolver para ele. O projeto só será bem sucedido se ir além do design gráfico e considerar as necessidades dos usuários em primeiro lugar. É transformar a série de procedimentos complexos e manuais para um uso automatizado, simples, fácil, e se possível emocionante que causará a melhor experiência para o usuário.

Jakob Nilsen “The Guru of Web Page Usability” (New York Times)
Don Norm “The Guru of Workable Technology” (Newsweek)
Bruce Tognazzini “The User Interface Guru” (Wired)

Para esses pesquisadores da área e escritores, a experiência do usuário engloba aspectos da interação do usuário final com a empresa, seus serviços e seus produtos.

Jakob Nilsen , analisando sobre retorno de investimento verificou que 80% dos custos envolvidos com a criação de um software ocorrem durante a fase de manutenção. A maior parte dos custos é associada a exigências dos usuários que não foram devidamente previstas na fase de planejamento.

Quem já passou por isso sabe o quanto é desagradável, solicitações de inclusões e pré requisitos exigidos para o sistema após a fase de planejamento, Arght dá até arrepios!

As fases de desenvolvimento de sistema que utilizamos na Ablesystem são:

UX, experiência do usuário, ablesystem desenvolvimento de sistesma

O usuário é o protagonista no processo, é o foco e está participando de todas as etapas até a entrega final.

Os benefícios de se respeitar essas etapas servem para tanto para o lado dos usuários quanto para o lado dos desenvolvedores.
O usuário ganhará eficiência, confiança no sistema que está ajudando a construir, redução de erros de interpretação dos processos e a não resistência à nova tecnologia que está sendo implantada. Para os desenvolvedores haverá a diminuição de retrabalho e redução da necessidade de diversos testes.

A próxima vez que estiver envolvido em um projeto de desenvolvimento de sistema, lembre-se de contar com a ajuda de um profissional com experiência no ramo.

Forte abraço!
Sandra Bestechi Miguel

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *