Empreendedorismo feminino no Brasil

Nos últimos anos tem se falado muito em empreendedorismo, mas quero ter um olhar para o empreendedorismo feminino. A Endeavor acaba de divulgar uma pesquisa do perfil feminino empreendedor encontrado no Brasil e chegou a 6 tipologias.

ablesystem, empreendedorismo, empreendedoras, empreendedorismo feminino

Eu me identifico com essas mulheres, larguei uma carreira que não estava fazendo sentido para mim, não via valor, não tinha propósito no que eu estava fazendo, em outras palavras eu não executava o trabalho com alma. Além disso, esse emprego roubava de mim um tempo precioso, em que eu podia estar com minha família, poderia estar fazendo algo por mim, praticando um esporte que eu amo, ou estudando coisas novas. A área em que atuo e o mercado da forma em que está exige ser uma estudante constante, pois as inovações são inúmeras e é preciso ficar antenada.

Quando saí da empresa, não sabia exatamente o que fazer e não queria procurar emprego de imediato, pois tinha a sensação que poderia trocar seis por meia dúzia. Foi então que me permiti um tempo!
Tempo para desacelerar, tempo para fazer turismo em São Paulo, para ir a parques caminhar e refletir. Eu saía de casa sem um roteiro, apenas com o desejo de desbravar lugares na cidade. É inacreditável uma paulistana veterana como eu ainda ter lugares turísticos e culturais desconhecidos para explorar. Foi bárbaro! Eu estava rendida e aberta para o redirecionamento que ia dar a minha vida, e sabe que estar próximo da arte é altamente inspirador. Visitei lugares em que pude ver obras incríveis, filmes e documentários fascinantes.

Voltando ao empreendedorismo feminino, Linda Rottenberg em entrevista disse o seguinte:

“Daqui a cinco anos, as mulheres vão querer trabalhar meio período ou em horários flexíveis e farão desenhos de carreira de curto prazo (3 ou 5 anos), que incluirão períodos de empreendedorismo. E, se as empresas estabelecidas não se adaptarem a isso, ficarão sem talentos.”
Linda Rottenberg, fundadora e presidente da ONG Endeavor.

Me identifiquei totalmente, fui ouvir outra empreendedora de peso que começou em 2007, Ana Lúcia Fontes, presidente da Rede Mulher Empreendedora, confirma que o empreendedorismo feminino vem tendo três gatilhos relacionados com a busca da conciliação entre carreira e vida pessoal:

  •  O desejo de engravidar ou de ficar mais próxima dos filhos e do cônjuge.
  • A percepção de hostilidade do mundo corporativo com quem quer ter filhos.
  • A resistência a assumir posições mais altas na carreira, resultando quase sempre em “dar o sangue” em maiores doses para a empresa.

Cada vez mais e a situação econômica no país está contribuindo muito para isso, o modelo mental de ser “dono do próprio nariz” está emergindo e muito em breve teremos um aumento significativo de grandes empresas contratando trabalho de empreendedores.

Uma amostra de que algumas empresas já se deram conta da importância do talento feminino a Dell, gigante na fabricação de computadores faz um evento anual com empreendedoras que trabalham com sua marca. Este ano o encontro será em Berlim no mês de Junho e contará com a participação de 200 empreendedoras (inclusive do Brasil) para compartilhar práticas de empreendedorismo feminino. Essa reunião é vista pela Dell como uma oportunidade para criar ações de marketing aproximando a empresa das empreendedoras.

Faço parte de uma geração que viu nascer muita coisa, a liberdade de expressão, a Televisão, explosão de talentosos grupos musicais dos anos 80, o computador (PC), o ambiente operacional Windows, a Internet discada e banda larga, a explosão das redes sociais, o i-pod, i-pad e i-phone, o disparo de aplicativos para celular, a realidade aumentada, os chatbots e a inteligência artificial.

Estamos passando por uma transformação nas organizações, onde será que tudo isso vai nos levar? A confiança que tenho e o que a história comprova é que essas transformações são sempre a caminho da evolução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *