Sobre o WordPress

Ao me desafiar a montar um blog, fiz pesquisa na tentativa de definir qual construtor de site gratuito utilizar. Consultei blogueiros, profissionais de marketing digital, li um monte de coisa na internet e cheguei ao nome mais citado WordPress.
Embora não tenha sido unanimidade, há quem prefira o Wix e o Blogger, o WordPress é bastante popular, é considerado o mais profissional e que fornece mais recursos. A assinatura pode ser gratuita ou paga (Premium).
O que muita gente não sabe, ou só descobrem depois que o Blog está maduro, com bastante seguidores é que para elevar o Blog a um próximo nível, é preciso pagar. Sim, pagar para não ter as inconvenientes propagandas em suas páginas, pagar para utilizar plugins, Pagar para ter o direito de usar um domínio próprio como seunome.com.br ou terá que ficar com o nome padrão seunomeblog.wordpress.com
Para inibir anúncios o custo, (se os valores não alteraram) é de $29,97 por ano para registrar um domínio próprio são mais $17,00 ou torne-se um assinante Premium por $99,00 por ano e tenha esses direitos garantidos.
Sempre confiei nas máximas populares, pois acredito que existe uma sabedoria ancestral nelas. “ninguém dá nada de graça”. Na verdade o WordPress.com te disponibiliza um registro e hospeda seu site/blog de forma gratuita e você pode utilizar recursos da ferramenta até um certo limite. Avalie se você está iniciando nessa prática e se realmente necessita gerar despesas em dólar. Talvez você conclua que a assinatura gratuita atenda a suas necessidades.
O surpreendente na minha pesquisa, e que muita gente desconhece é que existem 2 wordpress: WordPress.COM e o WordPress.ORG. Entender o que cada um oferece fez toda a diferença na minha escolha.
O WordPress.ORG também é totalmente gratuito e tem disponível na ferramenta todas as funcionalidades de customização, utilização de plugins, inibição de anúncios, porém, a única exigência é que será preciso o registro de um domínio e hospedagem em qualquer empresa de hospedagem nacional ou internacional que dê suporte ao WordPress.
Na prática, você utiliza um provedor de internet como o brasileiro UOL host, que o custo chega a R$ 9,90 por mês, mas é o WordPress que está por detrás de toda a construção do seu blog/site.
Bingo! É uma saída com um custo justo e sem a dor de cabeça de ficar se deparando com restrição de funcionamento da ferramenta.
Em resumo:

Lembre-se caso opte por hospedar por conta própria, o provedor deve dar suporte aos WordPress, pela pesquisa posso citar 2 empresas nacionais que foram bastante citadas o HostGator e a UOL Host.
Eu não sou técnica e nem especialista no assunto, apenas alguém que está querendo montar um blog e que foi buscar informações para tomar a decisão, resolvi compartilhar para começar a pratica a escrita. Recomendo você fazer pesquisas antes de dispor de dinheiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *